Radio Evangélica

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Paraíba se destaca com queda expressiva para 9,3% na taxa de desocupação no terceiro trimestre de 2023

Resultados da pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontam uma significativa redução no índice de desemprego no estado.

No terceiro trimestre de 2023, os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a Paraíba protagonizou uma notável queda na taxa de desocupação, alcançando 9,3%. Essa redução, em comparação ao trimestre anterior (10,4%) e ao mesmo período de 2022 (13,2%), posiciona o estado como um destaque positivo no panorama do emprego no Brasil.

Destaque Regional

Ao analisar a pesquisa do IBGE, percebe-se que a Paraíba se destaca como um dos estados com maior queda na taxa de desocupação, superando a média nacional de 7,7%. Essa diminuição evidencia a eficácia de estratégias locais e políticas públicas que impactaram positivamente o mercado de trabalho paraibano.

Comparação com outras UFs

Os resultados da pesquisa indicam que, em comparação com outros estados, a Paraíba se posiciona como um dos destaques positivos. Enquanto alguns estados apresentam estabilidade ou ligeira redução, a Paraíba se sobressai com uma diminuição mais expressiva, indicando uma dinâmica econômica local favorável.

Segmentação por gênero, raça e instrução

A análise dos dados do IBGE mostra que a Paraíba também se destaca na segmentação por gênero, raça e nível de instrução. As taxas de desocupação para homens e mulheres, assim como para diferentes grupos étnicos e níveis educacionais, refletem um desempenho relativamente melhor em comparação com outros estados.

Imagem: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário