Radio Evangélica

sexta-feira, 20 de junho de 2025

Território, Ancestralidade e Saberes Populares: O Folclore como Cartografia da Resistência

O folclore brasileiro não é apenas uma herança cultural estática ou uma celebração estética. Ele é, antes de tudo, um território simbólico onde se entrelaçam saberes ancestrais, práticas comunitárias e formas de resistência forjadas no cotidiano das populações marginalizadas. Muito além das figuras caricatas ou das comemorações festivas, o folclore opera como um sistema de significados onde o tempo, o espaço e a identidade dialogam de forma profunda e transformadora.

O Folclore como Território Simbólico

Quando um povo narra sua história por meio de mitos e rituais, está, ao mesmo tempo, delimitando um território simbólico. As narrativas de encantados, seres da mata ou do rio, como a Mãe-d'Água ou o Caipora, estão ligadas a espaços específicos — florestas, águas, montanhas. Nesses espaços, as populações tradicionais (ribeirinhos, quilombolas, indígenas) constroem relações éticas com a natureza, criando formas de convivência sustentáveis que são, frequentemente, ignoradas pelos modelos hegemônicos de desenvolvimento.

Como afirma Boaventura de Sousa Santos (2019), há uma ecologia de saberes que precisa ser reconhecida. O folclore, nesse sentido, não é "atraso", mas outra forma de conhecimento. Ele territorializa o saber popular, conecta o corpo ao chão e a memória ao lugar. O mito do Curupira, por exemplo, não é apenas uma figura assustadora: é um alerta contra a devastação da floresta.

Ancestralidade e Resistência Epistêmica

O folclore também é uma pedagogia da ancestralidade. Cada cantiga, cada história ou brincadeira é um gesto de reconexão com aqueles que vieram antes. Em sociedades marcadas pela colonização, pela escravidão e pela tentativa sistemática de apagamento das culturas originárias, narrar é resistir.

Como aponta Leda Maria Martins (2002), as tradições orais funcionam como "corpos-memória", e o folclore atua como tecnologia de inscrição da experiência. Por isso, manifestações como o Congado, a Festa do Divino ou o Toré indígena não são meras expressões folclóricas: são rituais de reexistência, onde a comunidade reafirma sua história e sua dignidade.

Pedagogias Populares e a Educação pela Tradição

O folclore também deve ser compreendido como prática educativa. Nas rodas de capoeira, nas cirandas e nos sambas de roda, ensina-se ética, história, convivência e crítica social. Trata-se de uma pedagogia popular, não formal, mas altamente sofisticada. Paulo Freire (1987) já nos lembrava que "ninguém educa ninguém: os homens se educam entre si". O folclore é esse espaço onde o saber circula horizontalmente, de forma dialógica e comunitária.

Nas escolas, quando bem conduzido, o ensino do folclore pode romper com o olhar folclorizante e exotizante, abrindo caminhos para uma educação antirracista, decolonial e plural. A valorização das narrativas afro-indígenas e sertanejas no currículo é uma forma de reverter séculos de silenciamento e desvalorização dos saberes populares.

O Futuro é Ancestral

Em tempos de crise ecológica, desigualdade extrema e apagamento cultural, revisitar o folclore brasileiro é mais do que um exercício de memória: é uma urgência política. Ele nos oferece caminhos de vida não baseados na acumulação, mas na partilha; não centrados na exploração, mas na reciprocidade.

Recuperar o valor político do folclore é, como sugere Ailton Krenak (2019), "adiar o fim do mundo". Pois enquanto houver gente dançando maracatu, contando histórias ao redor da fogueira ou brincando de Bumba Meu Boi, haverá também resistência — e esperança.

Referências Bibliográficas

- FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
- MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela. São Paulo: Perspectiva, 2002.
- KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
- SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.
- SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho: uma teoria da comunicação linear. Petrópolis: Vozes, 2002.
- SILVA, Luiz Antonio. Cultura popular: identidade e resistência. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
- BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é folclore. São Paulo: Brasiliense, 2007.
- RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo: Letramento, 2017.
- BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

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