Radio Evangélica

domingo, 24 de abril de 2016

Levantamento mostra que PT vive debandada e perde 1 de cada 5 prefeitos eleitos

Desde a abertura da janela de filiação partidária no mês de março, o Partido dos Trabalhadores (PT) vive uma onda de deserções de prefeitos e com a possibilidade do impeachment da presidente Dilma Rousseff o movimento de debandada foi impulsionado.
Um levantamento feito pelo jornal 'Folha de São Paulo' aponta que até o dia 15 de abril, de cada cinco gestores municipais do PT eleitos em 2012, um deixou o partido, ou seja, algo em torno de 20%.
Ao todo, 135 dos 638 prefeitos eleitos pelo PT pediram desfiliação ou foram expulsos do partido, incluindo aqueles que renunciaram ou foram cassados.
Ainda segundo o levantamento os estados que mais apresentaram deserção foram São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Em São Paulo, 35 dos 73 prefeitos eleitos migraram. No Paraná, foram 18 baixas entre 40 gestores. No Rio de Janeiro, mantiveram-se fiéis ao PT só quatro dos 11 prefeitos eleitos há quatro anos.
Na Paraíba, dos seis prefeitos eleitos pelo partido, apenas o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo saiu da sigla em setembro de 2015. A justificativa dada por ele foi de se desvencilhar dos escândalos que envolvem o PT em âmbito nacional. Cartaxo era o único representante do PT a comandar uma capital na região Nordeste.
"Não queremos deixar que nada possa prejudicar a cidade e o povo. No cenário nacional, há os escândalos que têm envolvido o Partido dos Trabalhadores. Não podemos penalizar nossa cidade pelo que acontece em âmbito nacional", disse Cartaxo na época.
Ao deixar a sigla, Cartaxo se filiou ao PSD levando consigo vereadores, secretários e seu irmão, Lucélio Cartaxo, que era presidente municipal do PT.

PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário