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Quem foi/é
aluno de escola pública, pelo menos nos últimos 20 anos e teve/tem interesse em
adquirir conhecimento acadêmico e quer se preparar para o mercado de trabalho
sabe que as escolas públicas em forma geral sempre deixam a desejar quanto aos
conteúdos passados, pois sempre ficam conteúdos pendentes, principalmente em
disciplinas exatas (Física e Matemática). Até posso me citar como exemplo, pois
sempre fui aluno de escola pública e para passar em um concurso e em
vestibulares tive que correr atrás de conteúdos que deveriam ter sido vistos em
sala de aula. Não só eu, mas muitos que concluíram o ensino fundamental comigo
não sabíamos fazer uma simples porcentagem, e assuntos do dia a dia que seriam
regras de três nunca foram vistos no ensino fundamental e no ensino médio isso
nem se fala.
Conclui o
ensino médio no final de 2002 e depois de todo esse tempo eu não vi mudanças
positivas.
Sei que há o
conjunto de fatores, onde há professores comprometidos e outros não, alunos que
realmente querem aprender são poucos e muitos pais não estão preocupados com o
aprendizado dos filhos o que mais os preocupam manter o filho na escola apenas
para garantir seu cadastro em um programa social.
Mas o que mais
me deixa ainda mais indignado é que não se ver preocupação em que conteúdos
acadêmicos sejam realmente explorados nas escolas, o que mais vejo hoje em dia são
alguns grupos defendendo que sejam ensinados nas escolas a ideologia
de gênero e rituais
de magia negra, não importa a que preço e não importa como está a situação
da educação o que mais vale é a implantação desses conteúdos, que não
acrescentam em nada na vida acadêmica.
E para
confirmar ainda mais que o conteúdo acadêmico é irrelevante a câmara
aprova dança e teatro como disciplinas obrigatórias da educação básica. “Não
sou contra esse projeto em si”, mas com tantos problemas na educação brasileira,
principalmente na educação básica, em relação a conteúdos acadêmicos. Nossos
parlamentares deveriam ver quais as verdadeiras prioridades na educação.
Essa má
qualidade no ensino é tão agravante que reflete nas universidades, pois a Universidade
Católica de Brasília fez uma pesquisa e chegou à conclusão que mais
da metade dos estudantes universitários são analfabetos funcionais.
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Outra coisa
que estou vendo nos últimos dias são alguns dados apresentados falando no
avanço do ensino superior. Mas será que realmente está tendo algum avanço? Se
as universidades tivessem formando verdadeiros acadêmicos teriam sim que comemorar,
mas
as mesmas estão formando ativistas (mesmo essa pesquisa não sendo
especificamente relacionada ao Brasil, a realidade aqui não é diferente).
Eu estava
conversando com um amigo que fez um curso técnico no antigo CEFET (Atual IFPB)
e ele me falou que na época não aprendeu apenas uma profissão, mas aprendeu a
ser um cidadão de bem, coisa que hoje em dia não se vê mais.
Cada dia que
se passa perco as esperanças de dias melhores para a educação de nosso País. A
única certeza que tenho é que ela está falida.
Joabson João
Tags:
Educação, conteúdo acadêmico
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