Radio Evangélica

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

ALPB lança manifesto em defesa da transposição


A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) vai entregar na próxima quarta-feira (21) aos deputados federais e senadores nordestinos o relatório resultado de uma inspeção realizada nas obras de Transposição das Águas do Rio São Francisco. A Casa também lançou um manifesto em defesa das obras, que será entregue a presidente Dilma Rousseff (PT).
O deputado estadual, Assis Quintans (Democratas) será o responsável pela entrega do documento. O parlamentar viajará para Brasília nesta terça-feira (20), atendendo recomendação do presidente da Casa, o deputado Ricardo Marcelo (PEN).
Na ocasião, Assis Quintans também vai coletar assinaturas para um manifesto em favor das obras. O documento, que será encaminhado à presidenta, já conta com a assinatura de várias autoridades paraibanas.
 “Eu ficarei o tempo que for necessário para mobilizar a bancada federal dos quatro Estados beneficiados com a Transposição. O manifesto assinado para a presidente é para mostrar a situação testemunhada por nossa visita a todo o percurso da obra”, destacou Quintans.
Segundo o deputado, é preciso uma explicação para a paralisação das obras, que tem prejudicado os nordestinos que sofrem com a seca. “A esperança do sertanejo está se evaporando, tal como se evaporam as águas dos açudes que, um a um, estão secos pela inclemência do sol. Contudo, enfrentamos o sentimento de impotência, mas não perdemos a esperança de reverter o quadro atual das obras do São Francisco”, disse.

Luta da ALPB - “A transposição das águas do Rio São Francisco é uma bandeira de luta da Assembleia Legislativa da Paraíba. A seca vem maltratando muito os nordestinos e essa obra vai matar a sede de muita gente e trazer desenvolvimento para a nossa região que é tão sofrida”, disse o presidente Ricardo Marcelo.
De acordo com o presidente, é função da ALPB defender os interesses da população, por isso, o engajamento da Casa e dos deputados nesta causa.
Em setembro deste ano o Poder Legislativo formou uma comissão com políticos e representantes do Executivo e da sociedade e fizeram uma visita para fiscalizar o andamento das obras. A Transposição das águas do Rio São Francisco começou em 2007 e foi orçada em R$ 4,5 bilhões. Hoje ela custa R$ 8,2 bilhões.

Relatório - No documento, que será entregue aos parlamentares, são elencadas 14 sugestões para viabilizar a conclusão do projeto e otimizar sua execução. O relatório é fruto do trabalho de uma comissão que percorreu 1.900 quilômetros nos eixos Norte e Leste do projeto de Transposição e constatou alguns problemas, a exemplo da paralisação em trechos da obra e problemas ambientais nos rios Paraíba e Piranhas, entre outros.

Entre as sugestões apresentadas no relatório está a criação pelo Governo do Estado de um Grupo de Trabalho Multidisciplinar para estudar os problemas ambientais que irão ocorrer com a entrada das águas no Estado. A agilização de obras sanitárias nos 54 municípios paraibanos que serão beneficiados com o projeto e a proposta de fortalecimento da Agência Executiva de Gestão da Águas (Aesa) também integram a lista.

Fonte: Alexandre Kito

Comentário
Esse projeto de transposição do Rio São Francisco é um projeto maravilhoso. Principalmente para nós nordestinos em especial os sertanejos.
Mas vemos pouco interesse das autoridades em concluir esse projeto. Diversos trechos da obra estão parados e o interesse maior é a copa de 2014. Estão fazendo uma maquiagem para o mundo vê um País belo, maravilhoso.
Deveriam mostrar nosso Sertão nordestino, mostrar nosso povo com sede, os animais mortos devido à falta de água no nosso sertão. Vemos um povo que vive com um auxilio do governo (bolsa família). Essa realidade não querem mostrar para o mundo.
Com a copa turista do mundo inteiro verão um País lindo. As praias dos estados que serão sedes entre outras belezas que não passa de uma maquiagem barata.
Se esse dinheiro que está sendo gasto com essa copa tivesse sido voltado para as obras de transposição, talvez essa obra já tivesse sido concluída já estaria matando a sede de inúmeros nordestinos.
Nosso País não está preparado para copa. Temos um povo sofrido, que precisa de ajuda do governo.  Quando falo de ajuda não falo desse auxilio chamado bolsa família. Falo na criação politicas fiscais para indústrias se instalarem em nosso País para gerarem emprego e renda? E com isso arrecadação de impostos e os mesmos serem investidos em obras para benefícios do povo.
Infelizmente nossos governantes tem outros interesses.
E o interesse não é beneficiar o povo e sim deixar o rico cada vez mais rico. Pois com essa copa quem mais vai ganhar serão os donos de hotéis e de restaurantes.
O comercio informal até pode ter certo lucro, mas será insignificante se comparado com os grandes empresários.
Essa é a única explicação que vejo para darem ênfase às obras da copa.

Se você gostou favou compartilhe e conserve a fonte

Veja essa e outras mensagens em:


Joabson João

Nenhum comentário:

Postar um comentário