Radio Evangélica

segunda-feira, 24 de junho de 2013

A trave e o argueiro


Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? Hipócrita, tira a trave do teu olho, e então verás claramente para tirar o argueiro do olho do teu irmão. (Mateus 7: 3-5)

Várias traduções vertem de diferentes maneiras as palavras “argueiro” e “trave”. A ideia desse versículo, porém, é clara. Por que nos havemos de alarmar por causa de um pedacinho na vida de outros quando temos um pedaço grande em nossa própria vida?
Demasiadas vezes somos a meninazinha que foi ouvida a orar por seu irmão. Dizia: “Ó Senhor, abençoa Joãozinho, e faze-o bom como eu”. Vemo-nos com olhos diferentes daqueles com que olhamos os outros. As faltas alheias são olhadas através das lentes de aumento, mas viramos os óculos ao contrário quando olhamos as nossas.
Os membros das igrejas são especialmente susceptíveis a esse pecado. Somos muito zelosos das tradições e do bom nome de nossa igreja. Queremos ser bem considerados e respeitados. Se um dos irmãos faz alguma coisa objetável, ficamos muito perturbados, não por causa do pecado ser tão repreensível para nós, mas porque queremos resguardar nossa reputação. Mas é possível que nos estejamos justificando dos nossos, muito piores que o do nosso próximo.
Podemos ser capazes de desculpar ódio arraigado, ou concupiscência, ou egoísmo em nossa vida ao mesmo tempo que somos críticos acerca da maneira de vestir de nosso semelhante, do que ele come ou bebe, ou dos entretenimentos que prefere. Talvez ele tenha necessidade de que o “argueiro” seja removido de seu olho, mas diremos da “trave” de nosso próprio olho?
A perseguição religiosa tem sido sempre o ultimo argumento do homem que tem uma “trave” em seu olho, que procura por força tirar o “argueiro” do olho do outro. Essa perseguição não se limita a tortura física. Pode manifestar-se em intolerância, em crítica, comentários desagradáveis que demasiadas vezes penetram nas igrejas.

Texto extraído do livro: Devocional dia a dia com Deus
Editora: DCL, com distribuição exclusiva pela Mundial Editora.
Autor: Pastor Claudemir Pedroso da Silva
Pagina 123

Joabson João

Nenhum comentário:

Postar um comentário