SÃO PAULO, terça-feira, 20 de maio de 2008 (ZENIT org).-
De que forma a abordagem psicanalítica pode contribuir para aprimorar o
relacionamento do homem com Deus? A esta questão responde o professor da
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Dr. William César Castilho
Pereira, que há mais de 25 anos trabalha como docente e palestrante em
institutos religiosos em todo o Brasil.
Doutor William acaba de ministrar um encontro promovido pela CNBB (Conferência
Nacional dos Bispos do Brasil) para formadores e psicólogos de diversos
Seminários e Institutos de Vida Consagrada de todo o país. Além de seu trabalho
de docente, atende em sua clínica a muitos seminaristas, sacerdotes, religiosos
e religiosas.
–Psicanálise e Religião. É possível este casamento?
–Dr. William: Sim. E como todo bom casamento, é preciso preservar a
singularidade de cada uma das partes. Porque todo casamento não significa
fusão, e um casamento que se constitui como fusão, uma unicidade total, é
terrível. É muito interessante demarcar os lugares e as posições destas partes.
A religião é um campo em que o sujeito livremente tem uma relação com Deus,
então o estudo da religião é exatamente entorno desta figura de Deus, desta
figura do crente e desta relação que é muito ligada à questão da fé.
A psicanálise não tem nenhuma obrigação de entrar no campo da fé, não é seu
objeto de estudo. Ela pode e até deve contribuir para analisar qual é a
qualidade da relação deste sujeito com Deus. Esta relação pode ser saudável de
forma a contribuir para que esta pessoa se estruture melhor psiquicamente,
socialmente. Essa relação pode ser uma relação marcada muito mais pela história
do sujeito, que poderá transferir elementos para esta relação com Deus. Por
exemplo, se você tem aspectos na sua estrutura que não estão bem resolvidos com
relação a seu pai, você pode transferir esta imagem de pai para Deus, então
este pai pode ser um pai muito despótico, autoritário, perseguidor e altamente
controlador, desta forma você poderá viver essa relação com esse Deus achando
que tem uma relação profunda, religiosa. Mas na verdade o que está dominando aí
é uma relação neurótica de competir, de estar duvidando, estar rivalizando com
esse pai e sentindo muita culpa por causa disso, recalcando a sua
agressividade.
É neste momento que a psicanálise ajudará a limpar, digamos assim, estas
estruturas neuróticas que nós temos e que dificultam muito esse contato com
Deus.
É possível percebermos este exemplo na vida dos místicos, eles fizeram uma
caminhada muito parecida com a de quem procura a psicanálise ou algumas
psicoterapias. As metáforas usadas por Santa Teresa, «As Sete Moradas», os
passos que São João da Cruz dava naquele grande período de sofrimento quando
passou nove meses em uma cela, a experiência de Santo Inácio nos exercícios
espirituais. Se pensarmos bem, são dispositivos que acharam para se encontrar
humanamente primeiro, para depois, subsequentemente, com Deus. Conheceram-se
muito fortemente.
Deus é silêncio. É inefável, os místicos falam isso muito bem depois de uma
certa etapa. O que você tem a dizer sobre Deus? Nada. É o nada. Essa
experiência é muito interessante, pois mostra que esse processo deve ser feito
por todas as pessoas. E geralmente é o contrário. Nos relacionamentos com Deus
pedindo casa própria, pedindo outro corpo, pedindo curas, milagres, é uma coisa
muito paternal e muito filial e que tem pouco silêncio, pouca interioridade,
pouco vazio. É tudo muito cheio, pleno demais, nossas orações são muito
carregadas de um preenchimento irrisório que não leva a nada.
–Poderíamos dizer que a psicanálise neste sentido poderia ser funcionar como um
instrumento a mais para a purificação de nossa fé?
–Dr. William: Sem dúvida. A psicanálise pode ajudar muito uma pessoa a se
encontrar mais fortemente com Deus. Recordo-me do livro do jesuíta Carlos
Morano, «Crer depois de Freud». Quer dizer, logo Freud que foi considerado um
grande ateu, um grande perseguidor da religião, uma pessoa que desprezou todo
este componente, é a partir de Freud que você pode chegar inclusive mais
próximo de Deus. Por ironia do destino.
–Você carrega em seu currículo uma longa experiência de trabalho como psicólogo
em institutos religiosos, seja como docente, palestrante ou como clínico.
Fale-nos sobre esta experiência?
–Dr. William: Devo marcar que sou um docente. Enquanto professor em institutos
de filosofia e teologia, dediquei mais de 25 anos ministrando matérias
relacionadas à psicanálise e à religião, estive próximo de formandos e
formadores discutindo textos da psicanálise que poderiam contribuir com a
formação religiosa. Isso envolveu pesquisas, escritas, elaboração de textos e
reflexões de autores ligados à psicanálise e à religião.
Outra área é a área clínica, uma parte boa da minha clientela são religiosos,
religiosas e presbíteros. Desta forma, a clínica em meu consultório tem
contribuído muito para que eu estude mais, compreenda mais, a subjetividade de
quem está lidando mais diretamente com Deus, o profissional do sagrado, padres
e freiras. E ao mesmo tempo, entendendo as dificuldades pessoais que estas
pessoas têm no exercício do próprio magistério.
A terceira área que eu trabalho é com a análise institucional. Esta é um procedimento
metodológico conceitual e prático que leva grupos de religiosos ou mesmo padres
presbíteros a fazerem uma análise do local onde vivem: a província, a casa de
formação.
–É possível fazer um diagnóstico geral sobre as maiores dificuldades enfrentadas
por estas instituições?
–Dr. William: Eu diria que o drama do religioso é o drama humano, você encontra
isso perfeitamente igual na sociedade civil, laica, nas famílias, em outras
instituições, coincidentemente tem algumas coisas metafóricas muito
interessantes. Quando a Igreja instituiu os votos de pobreza, obediência e
castidade, estes três votos representam um tripé fundamental na vida de um
sujeito, as relações de poder e de saber, a questão do dinheiro e a questão da
sexualidade, afetividade.
Em síntese, esse tripé quase que resume toda nossa problemática enquanto
humanos. É possível ver esses três elementos como grande perfil dessa
problemática em qualquer lugar. O importante é como lidar com isso e está cada
vez mais claro que é preciso reprimir e recalcar o menos possível, dar lugar à
fala, viver de forma transparente, aberta. Isso facilita muito. Não resolve,
mas facilita. Basicamente a análise institucional é abrir a possibilidade para
que estes analisadores: poder, dinheiro, sexualidade, espiritualidade, carisma,
o corpo, possam ter espaço para ser falado, analisado, e reestruturado melhor
no momento histórico que se está vivendo.
-:/pt.zenit.org/articles/psicanalise-e-religiao-um-casamento-possivel/
20/05/2008 - por Élison Santos - Entrevista do Dr William Castilho Pereira,
psicólogo e professor pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
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