Radio Evangélica

domingo, 25 de setembro de 2016

Seca provoca aumento de queimadas na PB e bombeiros alertam para alguns cuidados

Com a estiagem e as proximidades do verão, aumentam os riscos de queimadas na vegetação seca da Paraíba. O Corpo de Bombeiros, já alerta a população para alguns cuidados no sentido de evitar novas queimadas. Somente na última sexta-feira (23), dois incêndios aconteceram em Campina Grande. O primeiro dele, foi registrado em um terreno com vegetação, no sítio Limoeiro na comunidade de Jenipapo Duas casas foram atingidas pelas chamas que se alastraram por boa parte do terreno. Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas começaram no terreno no início da tarde e foram controladas. No momento em que a equipe deixou o local para recarregar o caminhão de combate ao incêndio, o fogo foi retomado e atingiu uma residência. O órgão ainda não sabe o que pode ter provocado o incêndio e vai realizar uma perícia no local. A suspeita é de que esse incêndio tenha sido provocado pela ação humana.
Já nas margens da BR-230, nas proximidades da Vila Cabral de Santa Terezinha outro foco de incêndio foi detectado. O fogo se alastrou rapidamente pela vegetação seca, e por pouco não atingiu algumas casas.
Os Bombeiros também foram acionados para controlar as chamas, e só no começo da noite conseguiram apagar o fogo. O sol quente e a alta temperatura podem ter favorecido o incêndio de grandes proporções registrado no Pico do Jabre, entre as cidades de Maturéia e Teixeira, no Sertão paraibano. O Pico do Jabre, um dos principais pontos turísticos e considerado o ponto mais alto da Paraíba,
O incêndio florestal durou mais de 5 dias e consumiu parte da mata nativa. Os bombeiros passaram mais de 20 horas para apagar as chamas. O local é difícil acesso e a equipe teve que usar mochilas para carregar água e abafadores para tentar controlar as chamas.
O Corpo de Bombeiros confirmou na última quinta-feira (22) que foi criminoso o incêndio que atingiu a área de preservação ambiental do Pico do Jabre. No local foram encontrados baldes, tecidos e garrafas com combustível. Ainda de acordo com o órgão, moradores perceberam a presença de dois homens em uma moto, próximo aos locais onde os focos de incêndio foram iniciados.
No começo deste mês, um incêndio em um terreno causou a explosão de um tambor de óleo em Campina Grande. Desta vez, o caso ocorreu no bairro Santa Rosa, e o Corpo de Bombeiros realizou uma operação para conter as chamas, que chegaram a atingir árvores. Ninguém ficou ferido.
As altas temperaturas, aliadas ao tempo seco e a falta de conscientização das pessoas, tem preocupado o Corpo de Bombeiros. Conforme os Bombeiros, os riscos de propagação de incêndios aumentam nesta época do ano. Como a umidade do ar permanece baixa é recomendada a adoção de atitudes simples para evitar que o número de casos aumente.
Entre elas, evitar queimadas em terrenos, entulhos e demais lixos que podem ser descartados de outras formas. Esse tipo de queimada provoca poluição e pode até mesmo causar danos a saúde. O risco do fogo se alastrar e ferir pessoas, atingir residências e demais bens materiais também é grande.
Entre as orientações estão não utilizar cestos de lixo como cinzeiros, não jogar pontas de cigarros pela janela, nem deixá-las sobre mesas, armários e outros. Evitar o acúmulo de lixo em locais não apropriados, desconectar da tomada os aparelhos após a utilização, não sobrecarregar as instalações elétricas com a utilização do plugue T e respeitar as proibições de fumar e acender fósforos em locais sinalizados.
Historicamente os focos de incêndio na Paraíba crescem entre os meses de setembro e dezembro. No ano passado, o número de focos de incêndio em setembro ultrapassou em 189,2 % em relação ao ano anterior, segundo informações doo site do Monitoramento de Queimadas e Incêndios, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).Em todo o ano de 2015, foram registrados quase 200 casos de queimadas.
De janeiro até setembro do ano passado, foram contabilizados 199 casos de queimadas em Já De janeiro até setembro de 2014, foram contabilizados 199 casos de queimadas em todo o Estado. Já no mesmo período de 2013 foram notificados 91 focos, o que representa um acréscimo de 118,6 %. Em todos os casos, causados por displicência ou de forma intencional, a legislação prevê punições severas e até cadeia aos responsáveis por provocar queimadas.
O artigo 250 do Código Penal Brasileiro diz que; “causar incêndio, expondo a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem”, acarreta em uma pena que varia de 3 a 6 anos de reclusão e multa.


Por Severino Lopes para o PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário