Radio Evangélica

domingo, 21 de junho de 2015

Mais escolas menos presídios


Essa frase é usada para os que são contra a redução da maioridade penal.
Mas fico analisando os fatos e os estudantes da atualidade e pergunto: será que mais escolas realmente resolveria o problema?
Sei das dificuldades das escolas públicas, pois fui aluno de escola pública.
 Mas comparando minha época com a de hoje falo que os estudantes atualmente não têm nenhum interesse em estudar.
Recebem caderno, caneta e uniforme, onde na mina época minha família com poucos recursos tinham que comprar. Hoje até o ensino médio tem acesso a livros de autores conceituados, na minha época só os alunos do ensino fundamental recebiam livros.
Sei que tem professores que não tem compromisso nenhum com o ensino e os que têm compromisso são odiados pelos alunos. Na minha época também tive os mesmos problemas que os atuais, a diferença é que eu sempre quis algo a mais e sempre corri atrás, não tinha incentivo por parte de muitos professores. E devido a isso tive muita coisa que aprendi sozinho na marra com livros emprestados e a biblioteca da minha cidade não tinha livros que suprissem minhas necessidades.
Com todas as dificuldades que tive, caso eu me tornasse um marginal seria uma desculpa perfeita devido às condições favoráveis para isso.
Já vi diversos vídeos na internet e reportagens na mídia onde professores denunciam as agressões sofridas por alunos, verdadeiros marginais, e gente para defender esses marginais são o que não falta.
Tive conhecimento de um fato que ocorreu em uma escola pública de minha querida cidade Bayeux, onde um professor flagrou uma aluna colando em uma prova e simplesmente tomou a prova da mesma e a menina foi em casa contar a versão dela para mãe e a mãe foi na escola arrumar confusão com o professor devido ao fato ocorrido. Com esse fato cheguei à conclusão em que os alunos não respeitam professores com incentivo até mesmos dos pais, pois esses alunos demonizam os professores alegando que os mesmos tem a intenção de prejudica-los.
Essa conversa de falar de mais escolas e menos presídios é uma desculpa hipócrita. Antes de fazer mais escolas tem que primeiro pedir que alunos e pais de alunos aprendam a respeitar os professores.
Fazer mais escolas na conjuntura atual da sociedade é simplesmente favorável a vagabundos menores cometerem mais crimes contra os professores.
Sei das falhas do ensino público, mas isso não justifica o aumento da criminalidade.


Joabson João (Bacharel em Ciências Contábeis e Jornalista do DOJAE) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário