Radio Evangélica

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Brasil tem milhões de alunos e pouquíssimos estudantes

Esta frase foi falada numa palestra em 2010 pelo professor, neuropedagogo e escritor  Pierluigi Piazzi. Italiano de nascença, mas muito brasileiro quando se trata em cobrar das autoridades a adoção de um sistema de ensino-aprendizagem que conduza os alunos a aprenderem verdadeiramente e não somente passarem de ano e transformando o processo num eterno jogo de ilusão dos números.
Com esta brilhante frase, o ilustre professor resumiu a situação caótica da grande brincadeira de faz de contas que a educação brasileira esta inserida. De um lado, milhões de crianças que saem de casa com o propósito de sentar em uma cadeira para esperar a hora da merenda e depois da saída. De outro um total despreparo das autoridades em conduzir uma educação com bases fincadas na qualidade e nos resultados.
O aluno é aquele que senta para assistir aula. O estudante se propõe a estudar o que foi apresentado em sala. Mas, qual o incentivo que o aluno recebe para se transformar em estudante. Pouco, ou quase nenhum! Alguns passam ano após ano sendo empurrados pela mediocridade de muitas escolas, que não se preocupam em recuperar o que não foi aprendido numa próxima oportunidade. O aluno por sua vez não enxerga perspectiva de melhoria de qualidade de vida através dos estudos, transformando esta situação numa enorme “bola de neve” que é rolada e só piora a cada ano.
Com isso, alunos estudam apenas para passar nas provas e escolas se preocupam apenas em receber as verbas em dia e estar com merenda para dividir entre todos. A educação, esta continua sendo segundo plano no país do futuro…

Texto publicado no site: http://www.jborba.com.br em 30 de Setembro de 2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário