Radio Evangélica

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Lula diz que Campos deveria permanecer junto com o PT na corrida presidencial

GABRIELA GUERREIRO
FERNANDA ODILLA
DE BRASÍLIA

Em meio às articulações do governador Eduardo Campos (PE) para disputar a Presidência da República em 2014, o ex-presidente Lula defendeu nesta terça-feira (13) que o aliado esteja junto com o PT na corrida presidencial. Lula disse respeitar a candidatura de Campos, mas convidou o governador para uma "conversa" com o objetivo de unir forças na disputa.
"Ele tem maioridade, tem um partido político, portanto não se trata de alguém trair alguém. Se o Eduardo Campos quiser ser candidato ele vai ter meu respeito, eu gostaria de conversar com ele, tenho certeza que ele vai conversar comigo. E eu acho que temos que estar juntos porque o Brasil precisa que nós estejamos juntos", afirmou.
Lula disse que Campos não lhe deve "nenhum favor", por isso tem autonomia para definir sozinho sobre sua eventual candidatura. "Sou companheiro do Eduardo Campos, tenho certeza que ele é meu companheiro", completou.
Pesquisa Datafolha divulgada no sábado mostra que a presidente Dilma Rousseff recuperou parte da intenção de voto perdida por causa das manifestações populares em junho, mas não venceria no primeiro turno a corrida presidencial. Dilma recebeu 35% das intenções de voto contra 30% na sondagem anterior, seguida por Marina Silva (265), Aécio Neves (13%) e Eduardo Campos (8%).
A pesquisa foi realizada nos dias 7 a 9 deste mês, em todo o país, com 2.615 entrevistas.
O ex-presidente Lula é o nome testado pelo Datafolha com melhor desempenho entre todos. Ele ganharia, com folga, a eleição no primeiro turno se a disputa fosse hoje. Mas nega a intenção de ser candidato em 2014.
"Eu não sou candidato, já disse que não sou candidato, já fiz o que tinha que fazer. Agora é a hora da Dilma fazer", afirmou.
Apesar da queda na popularidade de Dilma, Lula disse não estar preocupado com os resultados da pesquisa porque apenas quem está na oposição dá importância às sondagens a mais de um ano da disputa.
"Ela [Dilma] tem que governar esse país, foi para isso que ela foi eleita, ela sabe que tem que cuidar desse povo com carinho extraordinário. Portanto, quando chegar o momento da eleição, ela vai disputar a eleição, vai ganhar a eleição e vai continuar cuidando do povo brasileiro", afirmou.
O ex-presidente está em Brasília para participar do lançamento da campanha de Rui Falcão à reeleição para a presidência do PT. Antes do evento, Lula teve um rápido encontro com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), ministros e senadores petistas.

PT
Questionado sobre os rumos tomados pelo PT desde que deixou o governo, Lula disse que os erros cometidos pelo partido são "lições" que devem ser absorvida por todos os seus filiados.
"O PT continua sendo um grande partido, o maior partido de esquerda da América Latina, e acho que os erros que o PT comete ou que vai cometer ainda e que já cometeu são lições para que a gente acerte cada vez mais", afirmou.
Ao comparar o PT com um filho, o ex-presidente disse que qualquer pai perde o controle das suas ações à medida que o tempo vai passando. "Se você quiser comparar o PT ao seu filho ou ao meu filho, você vai perceber que quando uma criança nasce a gente tem todo o controle sobre ele porque fica no colo o tempo inteiro. Quando começa a andar, fica adolescente e fica adulto, a gente ai vendo que ele vai ficando dono do seu nariz, vai fazendo coisas boas e coisas que a gente não gosta que faça."


Nenhum comentário:

Postar um comentário