Radio Evangélica

quinta-feira, 4 de abril de 2013

‘PEC das domésticas é o último resquício da escravidão’, diz Malta



Senador Magno Malta (PR/ES) garante que a partir desta quarta-feira (3), os empregados domésticos viverão uma outra realidade na atividade profissional. Eles gozarão de novos direitos, como a jornada de trabalho definida e as horas extras, que já estão em vigor em todo território nacional.
O Congresso Nacional promulgou nesta terça-feira (2), a Emenda Constitucional resultante da PEC das Domésticas, aprovada pelo Senado na última semana. Alguns dos novos direitos passaram a valer já nesta quarta-feira, com a publicação da emenda no Diário Oficial da União. Outros direitos, como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o seguro-desemprego, ainda devem ser regulamentados.
Para o senador Magno Malta, “a regulamentação de 7 dos 16 novos direitos dos empregados domésticos deve ser uma das primeiras tarefas da Comissão Mista de Consolidação das Leis, instalada nesta terça-feira para consolidar a legislação federal e regulamentar dispositivos da Constituição de 1988 que precisam de regras específicas para garantir sua aplicabilidade”, informou.
“Estamos sepultando um dos últimos resquícios da escravidão. Sou filho de uma doméstica, mulher simples, que trabalhou a vida toda e faço nesta quarta-feira, minha homenagem a Dona Dadá, estendendo o reconhecimento a deputada Benedita Silva (PT/RJ) e todas trabalhadoras do lar”, comemorou Magno.
O trabalhador doméstico tinha apenas parte dos direitos garantidos pela Constituição aos trabalhadores em geral. Magno Malta festejou o fato de os empregados domésticos estarem integrados aos demais. “Os direitos trabalhistas serão, a partir de agora, de todos, não mais de alguns. É o fim de mais uma intolerável discriminação”, finalizou o senador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário