Radio Evangélica

sábado, 27 de abril de 2013

Falsos mestres


Acautelai-vos dos falsos mestres (Mateus 7:15b)

Um “falso profeta” é mais que faz incorretas predições. Esse versículo seria provavelmente traduzido com mais correção “Guardai-vos dos falsos ensinadores religiosos” (Versão Philips Book).
Quais são os sinais dos “falsos ensinadores religiosos”? Jesus indica seu mais preeminente característico – não são o que parecem ser. Usam exteriormente vestes de ovelha, mas interiormente são “lobos devoradores”. Procuram ganhar algo para si mesmos – dinheiro, posição, reconhecimento, um adepto. Parecem inofensivos como ovelhas, mas na verdade vorazes como lobos.
Jesus dá a perceber que tais pessoas devem ser julgadas pelos frutos de sua vida. Espinheiros não dão uvas nem abrolhos produzem figos. Todo aquele que pretende ser “mestre religioso” precisa submeter-se à prova do “fruto”. Quais são resultados de sua influencia e ensino? “Que mensagem traz esses mestres? Acaso ela vos induz a reverenciar e temer a Deus? A manifestar vosso amor com Ele mediante a lealdade a Seus mandamentos?”
Qual o espirito desses mestres? São eles justos e bondosos, ou críticos e hostis? São construtivos ou destrutivos? São perdoadores ou rígidos? São semelhantes a Cristo ou a Seus inimigos, ou fariseus?
Quais os resultados de sua obra? Edificam eles a igreja e promovem sua eficácia? Intensificam eles impulso evangelístico da igreja? Ajudam e fortalecem as instituições da igreja? Promovem lealdade com ela? Reconhecendo as fraquezas da igreja, são eles construtivos em sua busca de remédios?
São esses mestres fieis a Bíblia e sua grande mensagem? Permanecem eles firmes em grandes verdades como a encarnação, a ressurreição e a segunda vinda de Jesus?
Uma observação a mais: Perigoso é aceitar um falso mestre religioso, mas é cruel rejeitar um verdadeiro mestre religioso. Tenhamos igual preocupação em rejeitar o falso e aceitar o genuíno. E lembremo-nos de que mesmo o servo fiel de Deus é imperfeito.
“Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de regenerarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si repentina destruição. E muitos seguirão as suas praticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; também, movidos por avareza, farão comercio de vós, com palavras fictícias; para eles, o juízo lavrado há longo tempo não tardia, e sua destruição não dorme” (II Pedro 2: 1-3).

Texto extraído do livro: Devocional dia a dia com Deus
Editora: DCL (Difusão Cultural do Livro)
Distribuidora exclusiva: Editora Mundial

Nenhum comentário:

Postar um comentário