TATIANA FREITAS
DE SÃO PAULO
O aumento
do consumo dos brasileiros perdeu a vez nos resultados das multinacionais que
atuam no país e deu lugar a queixas sobre baixo crescimento econômico,
inflação, depreciação cambial e os impactos dos protestos nas vendas de junho.
As
reclamações sobre o Brasil marcam o tom dos balanços do segundo trimestre e das
entrevistas a analistas de gigantes como Coca-Cola, Electrolux, Whirlpool,
Unilever e Lexmark. Muito diferente dos anos anteriores, quando o gasto
crescente dos brasileiros era comemorado.
Até o
empresário Eike Batista foi citado: a derrocada de seu conglomerado afetou o
lucro líquido da norte-americana General Electric. A empresa registrou uma
baixa contábil de US$ 108 milhões no balanço do segundo trimestre por causa de
um investimento de US$ 300 milhões feito no grupo EBX.
queixas
queixas
A
Coca-Cola, cuja taxa de aumento de vendas na América Latina caiu pela metade
entre o primeiro e o segundo trimestre (de 4% para 2%), citou "desafios
macroeconômicos" nos principais mercados -lê-se Brasil e México-, como
nível de endividamento, inflação e protestos no país.
"A taxa de crescimento da indústria de bebidas está de 1,5 a
2 pontos percentuais abaixo da média dos últimos quatro anos na América
Latina", disse Muhtar Kent, presidente da Coca, durante teleconferência
com analistas.
A desaceleração do setor afetou
também a Ingredion, fornecedora de insumos para os fabricantes de bebidas.
"A economia brasileira
está, de certa forma, estagnada e as nossas vendas para a indústria de cerveja
continuam fracas", disse Ilene Gordon, presidente da Ingredion.
Em companhias com custos em
dólares, a depreciação cambial afetou os balanços. "Nossos resultados
foram impactados por aumento de custos. A valorização do dólar ante o real
tornou matérias-primas mais caras", afirmou a analistas Keith McLoughlin,
presidente da Electrolux.
A rival Whirlpool, dona da
Brastemp, reduziu a sua estimativa de crescimento para o setor. "Vimos uma
desaceleração da indústria, principalmente em junho devido aos protestos no
Brasil.
Então decidimos reduzir nossa expectativa para a demanda na região", disse Jeff Fettig, presidente da empresa.
Então decidimos reduzir nossa expectativa para a demanda na região", disse Jeff Fettig, presidente da empresa.
A maioria dos problemas, no
entanto, não é exclusiva do Brasil. A desaceleração no consumo é destacada em
vários países emergentes. Por outro lado, as multinacionais comemoram a
recuperação dos Estados Unidos.
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