O material é apresentado em vários formatos
O Banco Central e a Federação
Brasileira de Bancos (Febraban) lançaram nesta quarta-feira
(3) uma plataforma para ajudar as pessoas a melhor planejar suas
finanças. Segundo seus desenvolvedores, a plataforma de educação financeira faz
uso de inteligência artificial para apresentar “recomendações personalizadas” a
cada perfil ou necessidade financeira.
Disponibilizada gratuitamente
na internet, a plataforma utiliza o formato de jogos, estratégia adotada com o
objetivo de tornar seu uso fácil e agradável. Além disso, adota como incentivo
a seu uso premiações como facilidades para renegociação de dívidas ou vouchers para
compra em lojas parceiras.
O chefe do Departamento de
Engenharia Financeira do BC, Luis Mansur, disse que a estratégia foi adotada
“visando utilidade e engajamento” pelos usuários. “Procuramos proporcionar
alguns incentivos para participação na plataforma. As pessoas têm de sentir que
estão sendo recompensadas para passar o tempo necessário na plataforma. Afinal,
a competição pela atenção do usuário na internet é ferrenha”, explicou.
O conteúdo e as trilhas de
aprendizado foram criados por educadores e especialistas em finanças pessoais e
comportamento do consumidor, e receberam contribuições de membros da Comissão
de Cidadania Financeira da Febraban.
O material é apresentado em
vários formatos, abordando temas como planejamento financeiro, solução de
dívidas, investimentos e relação com o dinheiro, em linguagem acessível a
diferentes perfis da população e faixas etárias.
Trilhas educacionais
O detalhamento da plataforma
foi feito na apresentação online pelo diretor de Sustentabilidade,
Cidadania Financeira, Relações com o Consumidor e Autorregulação da Febraban,
Amaury Oliva. Segundo ele, a plataforma possibilita ao usuário fazer,
inicialmente, um diagnóstico sobre sua situação, de forma a mensurar o progresso
e criando um índice de saúde financeira do brasileiro.
Segundo Amaury Oliva, a
ferramenta foi feita de forma a tornar-se adequada e relevante para cada
usuário, dos mais diferentes perfis. A ideia foi a de fazer dela “mais do que
um repositório de conteúdos, criando mecanismo de recomendações personalizadas
de trilhas educacionais, de acordo com as necessidades de cada usuário”.
“O primeiro passo é um
cadastro. Depois menciona quais seriam os objetivos do usuário para então fazer
um diagnóstico da saúde financeira, por meio de perguntas simples e objetivas.
A personalização da plataforma tem por base diferentes perfis e necessidades
diagnosticadas. Todo progresso é medido e diagnosticado, e a evolução é
recompensada por incentivos”, explicou Oliva.
Os pontos obtidos poderão ser
trocados ou resgatados em instituições financeiras a partir de março de 2022.
“Cada instituição disponibiliza um cardápio de incentivos”, disse o diretor da
Febraban.
Segundo ele, a plataforma foi
testada por cerca de 37 mil usuários cadastrados. Desses, 9,1 mil concluíram a
experiência e obtiveram uma nota média de 91,2 pontos.
De acordo com o presidente da
Febraban, Isaac Sidney, a plataforma permite ao usuário traçar um diagnóstico
mais preciso da saúde financeira, de forma a adotar estratégias que possam
melhorar a situação atual.
Segundo ele, a filosofia que
está por trás da plataforma, de controle de gastos e de endividamentos, vale
também para as autoridades no enfrentamento aos “desafios da atual conjuntura
econômica”.
Fonte: Agência Brasil –
Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
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