Radio Evangélica

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Legalização das drogas: Você é contra ou a favor?



No domingo, dia 10/02/2013, Marilia Grabriela (Gabi) em seu programa: De frente com Gabi. Entrevistou o antropólogo e cientista politico Luís Eduardo Soares. Gostei da entrevista dele, pois é uma pessoa bastante culta e inteligente. Mas quero dá ênfase a uma declaração que ele fez no primeiro bloco da entrevista. Ele falou que é a favor da legalização das drogas, onde deu a entender que sendo as mesmas legalizadas diminuiriam a criminalidade, o narcotráfico e outros crimes que são relacionados às drogas. Não é a primeira pessoa que vejo com essas declarações. Mas segundo meu ponto de vista nossa população não esta preparada culturalmente para a legalização das drogas. Não quero falar aqui que sou contra, também não quero falar que sou a favor, nem muito menos quero que haja um plebiscito para saber se a população é a favor ou contra. Mas quero que você leitor reflita quanto ao assunto.
Veja como a situação é complicada:
Para legalizar existiria algum órgão fiscalizador das drogas? Se as substancias contidas nela fariam algum mal a saúde? Que mal seria esse?
Ou não existiria nenhum órgão fiscalizador e todas drogas poderiam entrar no País sem nenhuma restrição?
E mais outra situação: qualquer um poderia fazer um tipo de droga no quintal de casa e comercializar?
Ou vamos falar com pouco mais de formalidade: seria aberto no País indústrias especificas para industrialização de cada tipo de droga, assim como tem para o cigarro e a cerveja? Onde isso serviria de desculpa para falar que a legalização das drogas trouxe novos investimentos no País com implantações de indústrias para produção das mesmas. E essas indústrias geraram emprego e renda. Até aí tudo bem. Mas estamos no Brasil. Vou fazer um paralelo aqui, embora não tenha nada a ver uma coisa com a outra. Todo mundo sabe que pirataria é crime, mas a maioria das pessoas compram CDS e DVDS piratas devido aos altos preços dos originais, onde nesses preços estão embutidos os impostos. Todos os dias vemos pessoas nas ruas com um carrinho vendendo CDS e DVDS piratas sem falar que alguns ambulantes e  comerciantes de Shoppings Populares também exercem essa atividade.
Será que com as drogas legalizadas e talvez sendo industrializadas seu valor comercial seria acessível aos seus usuários? Pois nossa carga tributaria é altíssima.
Talvez se as drogas forem legalizadas realmente acabe ou diminua o narcotráfico. Mas talvez surja um novo crime: o crime de pirataria das drogas.

Foto: Google Imagens
Joabson João

Nenhum comentário:

Postar um comentário