É da avenida Indianópolis, na zona
sul da capital paulista, que uma equipe monitora diariamente as menções na
internet ao governador paulista, Geraldo Alckmin, e à sua administração.
Do diretório
estadual do PSDB, um grupo acompanha quais são as principais palavras ligadas
ao tucano e se as referências a ele são "positivas, negativas ou
neutras".
Esse mesmo
grupo diz à direção do partido – e, consequentemente, à cúpula do governo do Estado–
quando é preciso reagir aos "ataques virtuais". Na última semana, a
equipe trabalhou para tentar minimizar comentários negativos à atuação da
Polícia Civil na cracolândia.
Enquanto
críticos de Alckmin disseminavam comentários sobre a violência dos agentes,
seus defensores promoviam uma "agenda positiva", divulgando a sanção
da lei que proíbe testes de cosméticos em animais.
Na região
central da cidade (bairro da Bela Vista), uma equipe faz basicamente o mesmo
trabalho, só que para o PT. Comandado pelo sociólogo Sérgio Amadeu e pelo
jornalista Renato Rovai, o grupo usa um software para monitorar temas que
interessam aos petistas e indicar como eles estão sendo tratados.
"Mensalão", "PT" e "Dilma" são as palavras-chave
mais buscadas hoje.
A equipe produz relatórios que
indicam a temperatura das discussões e o número de menções a cada assunto. A
qualidade das referências é descrita em detalhes. Esse trabalho é feito para o
partido, mas será usado na campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff e
também na do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao governo de São Paulo.
BOATOS
Em Brasília,
a Pepper (empresa que presta serviço de comunicação para o PT) já faz o
rastreamento de rumores negativos para o governo federal, além do monitoramento
de perfis falsos da presidente Dilma.
Entre os
tucanos, Xico Graziano, um dos principais assessores do ex-presidente Fernando
Henrique Cardoso, vai montar a equipe de internet da campanha do senador Aécio
Neves (PSDB-MG).
Graziano
encomendou um levantamento da "reputação digital" de Aécio, nome que
se dá ao estudo da origem e qualidade das menções feitas a alguém nas redes.
Sua principal missão é medir o alcance de boatos que são vinculados ao nome de
Aécio. "O PT tem uma rede de blogueiros em seu bolso, que se dedica a
dizer que ele não passa de um 'bon vivant'. Meu trabalho é mostrar o Aécio
gestor", diz Graziano.
Mas há quem
queira colocar pimenta no discurso oficial. Pedro Guadalupe, um jovem mineiro
considerado prodígio em redes sociais, está entre os mais cotados para integrar
a equipe de Aécio.
Em 2012, ele
trabalhou com o marqueteiro do PT, João Santana, contra o candidato de Aécio em
Belo Horizonte. Agora, quer fechar negócio com o senador. Para isso, criou um
"cartão de visitas" que entra no ar hoje.
Intitulado "Dilma
mente", o site parece, à primeira vista, um sítio da pré-campanha petista.
Mas, como o nome entrega, é crítico à presidente. "Jogo em alto nível. Ela
é presidente e merece respeito. Mas sou mineiro, profissional, e acho que será
ótimo trabalhar com Aécio", afirma.
O PT, por
sua vez, quer profissionalizar a militância. Na Semana Santa vai promover uma
espécie de "Campus Party" em diversas cidades do Estado para
articular uma atuação integrada na rede.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/
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